• Rio Grande: +53 3233.4640
  • Pelotas: +53 3225.43427
  • Rio Grande: +53 99975.6466
  • Pelotas: +53 99710.5342
destaque-min

Frota própria ou terceirizada: qual escolher?

A escolha entre ter a própria frota ou terceirizada é um impasse dentro das empresas. Do mesmo modo, os empresários querem optar pela melhor forma de entregar suas mercadorias.

As questões de logística, gastos, flexibilidade e possibilidade de monitoramento do veículo são pontos que devem ser levados em consideração.

Se na sua empresa você ainda está considerando qual frota escolher, vamos tentar te auxiliar neste material.

O que é terceirização?

A terceirização é um serviço pelo qual a empresa opta por ter recursos de outra. Por exemplo, quando uma escola precisa de um jardineiro, pode fechar com uma empresa especializada naquele serviço.

Contudo o serviço de terceirização começou a ganhar força no Brasil em meados da década de 1990, após políticas do Plano Real.

Agora que já explicamos o que é terceirização, vamos diferenciar a frota própria da terceirizada:

Frota própria

Antes de mais nada, quando sua empresa opta por ter a frota própria ao invés da terceirizada, é necessário levar alguns pontos em consideração. Há vantagens e desvantagens em manter este serviço sob sua responsabilidade.

Como vantagens podemos destacar:

  • Controle completo: todo gerenciamento de transporte é feito dentro de sua empresa;

Porém optar por esse tipo de frota e não a terceirizada, possui desvantagens também. Dentre eles:

  • Custos com manutenção: seus veículos necessitam estar sempre com a manutenção em dia para que você não tenha prejuízos, além de gastos com pedágio dependendo de onde são as entregas feitas pela sua empresa;
  • Tempo perdido administrando a frota: embora a frota seja sua, outras partes da sua empresa precisam de atenção também, com isso você não vai conseguir investir tanto do seu dinheiro e tempo em outras áreas.

Frota terceirizada

Em contrapartida, existe a frota terceirizada. Com isso, todo os serviços de manutenção ficam sob responsabilidade da locadora.

Há muitas vantagens em terceirizar a frota, dentre elas:

  • Redução de custos: ao optar pela frota terceirizada, os gastos com manutenção do veículo, IPVA, seguros, emplacamento etc, ficam para a locadora e assim evita toda a preocupação com burocracias;
  • Trabalho sob demanda: o serviço de terceirização trabalha de acordo com sua demanda. Por isso, quando houver necessidade você poderá contratar o serviço. E devolver quando precisar reduzir custos.
  • Veículos sempre novos: Quando você opta por terceirizar a frota, tem a certeza que a locadora vai disponibilizar de carros novos para seu uso. Assim, você não perderá com na hora de troca do veículo e desvalorização do bem.

Porém, utilizar de frota terceirizada pode ter suas desvantagens. A maior delas é a ausência na autonomia nos transportes. Já que você depende dos veículos da locadora, com isso precisará certificar-se se há automóveis disponíveis.

Qual escolher para sua empresa frota própria ou terceirizada?

Agora que listamos as vantagens e desvantagens de ter a frota própria ou terceirizada. Você precisa ficar atento as necessidades e prioridades da sua empresa.

Além de ficar atento para a empresa que será contratada para fazer este serviço. É necessário uma pesquisa prévia para que você não tenha prejuízos.

Quando você opta por terceirizar a frota da sua empresa com a Autolocadora Guanabara, pode confiar que todo processo burocrático será realizado da melhor forma. Além de assegurar a manutenção preventiva dos veículos.

×